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Dicas De Posturas

O que é postura?

Uma boa postura é aquela que apresenta bom estado de equilíbrio entre os músculos e o esqueleto, de modo a proteger as estruturas de suporte do corpo contra lesão ou deformidade, que não seja fatigante, que não provoque dor, que seja funcional e esteticamente aceitável. A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas no dia-a-dia, tais como o modo de carregar peso, modo de sentar, posições de dormir, dirigir, vestir roupas, etc. A fisioterapia é um grande aliado da boa postura, além é claro de boa prática de exercícios físicos com pilates, RPG e o combate ao excesso de peso. As alternâncias de postura durante o trabalho são imprescindíveis para evitar a fadiga muscular, dores na coluna e em membros inferiores.

Segue abaixo algumas dicas importantes de Clinica MEDeFISIO – Eldorado – Contagem para manter uma boa postura no seu dia-a-dia e manter a qualidade de vida.

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Posição correta ao dormir evita Dores na Coluna

Dor nas costas tem sido um problema cada vez mais frequente na população. As dores nas costas se constituem no principal motivo das consultas aos clínicos, reumatologistas e, principalmente, ortopedistas. E pelos mais diversos motivos. “Os fatores de risco mais relevantes das lombalgias e dorsalgias são sobrecarga ou esforço físico adicional, posturas incorretas, obesidade, sedentarismo e estresse”.

A posição ao deitar-se para dormir e também o colchão e o travesseiro utilizados podem influenciar na saúde da coluna. “Em relação às posturas, são importantes os cuidados durante as atividades laborativas, como evitar longo período na mesma postura e até mesmo durante o repouso. E durante o sono, em geral, o decúbito dorsal (deitar com a barriga voltada para cima) e lateral (para os lados esquerdo ou direito) são as melhores posturas. Além disso, pessoas que apresentam dor nas costas devem evitar dormir com a barriga para baixo”.

O tipo de colchão mais indicado para dormir é o colchão semi-rígido (Firme), a densidade da espuma deve variar com o peso da pessoa. Já quem dorme de lado deve utilizar um travesseiro da altura do ombro. “Em decúbito dorsal, o travesseiro deve ser bem baixo, com exceção daqueles que possuem hipercifose ou seja, aumento pronunciado da concavidade da curva torácica, que necessitam travesseiros mais elevados”.

Travesseiro X Torcicolo

A postura durante o sono é tão importante quanto o tipo do colchão e travesseiro e que, com o passar do tempo, a espuma ortopédica do colchão perde a qualidade e o colchão se deforma, havendo a necessidade de troca. O mesmo pode acontecer com o travesseiro de espuma.

“O uso inadequado do travesseiro pode desencadear contratura muscular na região cervical, o chamado torcicolo, que cursa com dor intensa e rigidez no pescoço. Geralmente, a tensão muscular reduz durante o primeiro ou segundo dia com a utilização de analgésicos e com o uso de colar cervical, forma de imobilizar parcialmente a coluna cervical”.

Na maioria dos casos de ‘dor nas costas’ há uma combinação de fatores que são responsáveis pelo desencadeamento do quadro doloroso. “È importante identificar os principais fatores e tentar reduzir os efeitos danosos à coluna vertebral. Pessoas que apresentam dificuldades em assumir posturas corretas podem ser beneficiadas com a realização de exercícios posturais, alongamentos ou RPG (Reeducação Postural Global)”.

Como dormir melhor:

• Coloque seu travesseiro sob sua cabeça, não sob seus ombros;
• Evite travesseiros com muito enchimento, eles não deixam sua cabeça descansar em uma posição neutra;
• Durma de lado, com seus joelhos levemente dobrados e com um travesseiro entre seus joelhos. Essa é a melhor maneira de manter uma postura corporal adequada enquanto permanecer deitado. Evite torcer suas pernas em direção ao tórax. Se você tem que dormir de costas, coloque um travesseiro sob seus joelhos para dar um apoio à curvatura normal da parte inferior das costas;
• Evite dormir de barriga para baixo, já que isso pode agravar as dores nas costas e no pescoço;
• Muitos fabricantes de colchões promovem os de superfície extra-firme, mas pode ser que um colchão seja firme demais. Do mesmo modo, alguns colchões podem ser macios demais, especialmente os que possuem uma cobertura extra-macia de penas. Nenhuma das duas situações permite o repouso dos seus músculos, já que eles precisam trabalhar durante a noite toda para encontrar uma posição confortável e para manter a postura correta.

Postura Correta no transito ajuda a evitar dores nas costas

O trânsito, especialmente nas grandes metrópoles, com muitos congestionamentos, causam vários danos ao corpo humano. O longo tempo sentado dirigindo, ou mesmo como passageiro durante muitas horas, sobrecarrega as regiões que fazem a estabilização da postura e pode causar fadiga muscular.

Quando isso acontece, é comum sentir incômodo na base do pescoço, uma dor que não passa e, por fim, dor de cabeça e dor nas costas, sensação de peso nas pernas, pés inchados, e dificuldade de encontrar uma posição confortável para sentar.

A recomendação é usar o alongamento durante o trânsito como forma de prevenção e fazer exercícios de fortalecimento, que reduzem as dores lombares e evitam problemas mais graves no futuro. “Quanto mais fortes, flexíveis e equilibrados os ossos, articulações, músculos, tendões e os ligamentos, melhor é a postura e menor possibilidade de lesão, dor ou desconforto”.

Como manter a postura ao dirigir:

• Mantenha o corpo apoiado e preso ao banco pelo cinto de segurança de forma justa;
• Deixe as pernas a 95 a 130 graus, nem alongadas nem flexionadas demais. As coxas devem ficar encostadas no assento e a parte posterior dos joelhos deve estar livre;
• Apoie os pés nos pedais com os calcanhares apoiado no chão do veiculo, para não tencionar;
• As mãos devem ficar firmes ao volante, com punhos apoiados e com os braços semiflexionados, mantendo as costas apoiadas no banco;
• A altura do banco deve ser proporcional altura do condutor para permitir uma visão geral;
• A coluna de direção deve-se manter a inclinação e a distância do volante que permita a leitura fácil do painel;