Podologia
1 de outubro de 2018
Dicas De Posturas
1 de outubro de 2018

Pilates

Pilates é um método de alongamento e fortalecimento, que se utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Entre as inúmeras vantagens, são de destacar o aumento da flexibilidade, a ativação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas.

Porque devo praticar Pilates

O objetivo é atingir um corpo forte e alinhado. Essencialmente, significa criar um círculo de músculos em volta do centro do corpo, estes músculos são fundamentais para a saúde de todo o corpo. Fortalecendo estes músculos, protegendo a coluna e ao mesmo tempo permitir uma liberdade de movimentos e habilidade de controlar a parte superior e inferior do corpo.

Quais os benefícios?

O Método Pilates ficou bastante famoso devido aos grandes benefícios que consegue levar para o organismo, desde físico até psíquico. Ele é capaz de combater o estresse, a ansiedade e até mesmo, elevar a autoestima. Veja outros benefícios encontrados nos exercícios:

É ideal para pessoas que sofrem com dores nas costas. O Pilates consegue realizar uma reeducação postural e trabalhar as áreas mais afetadas, amenizando e eliminando os problemas que causam a dor na coluna;

Fortalece músculos de maneira global e, conseqüentemente, aumenta a força dos ossos através da tração exercida pelos tendões evitando fraturas provocadas pela osteoporose e por quedas;

Ajuda a controlar a respiração, fortalecendo o diafragma, principal músculo respiratório, evitando pressões internas provocadas pela inspiração e expiração em momentos errados do exercício;

É possível sentir a melhora da coordenação motora, muito interessante para indivíduos de idade mais avança que possuem maior propensão à quedas;

Aumenta a mobilidade e flexibilidade dos movimentos do corpo reduzindo dores musculares e prevenindo lesões, o que é bastante interessante para atletas;

Os exercícios são dirigidos às necessidades específicas de cada paciente, para criar um corpo harmonioso e com grupos musculares bem equilibrados.

Notam-se resultados em quanto tempo?

Cada sessão dura uma hora. Praticá-lo três vezes por semana é o ideal mas, com apenas duas sessões por semana já se verificam resultados satisfatórios.

Os resultados fisioterapêuticos notam-se muito precocemente (em cerca de três sessões). E os benefícios estéticos (corpo forte e tonificado) notam-se entre as sessões 30 e 40.

Quem pode praticar Pilates?

Idosos
Gestantes
Crianças
Homens
Mulheres 

Resultados:
– Melhora a força, a flexibilidade e o tônus muscular. Reduz a fadiga.
– Fortalece os músculos sem causar dor nem danificar as articulações.
– Melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio.
– Melhora a respiração, auto-estima e reduz o stress.