Lesão Do Ligamento Cruzado Anterior (Lca)
1 de outubro de 2018
Pilates
1 de outubro de 2018

Podologia

Podologia é uma assistência aos cuidados dos pés. Os podólogos são profissionais da área da saúde especializados em pés, e, além do quesito beleza, também cuidam de pequenas lesões e sabem prevenir outras que poderiam aparecer. Ou seja, não é um tratamento de beleza, apenas, é um tratamento completo que tem a saúde dos pés como foco principal. Os tratamentos mais comuns são assepsia dos pés, corte técnico das unhas, retirada de unhas encravadas, calos e calosidades, afecções e infecção (remover espiculas ungueais), breve hidratação e massagem. A seguir outros tratamentos:

Podologia para pés diabéticos – cuidados específicos
O portador de diabete pode desenvolver algumas doenças no decorrer de sua vida e uma delas é a Neuropatia. A Neuropatia leva a perda da sensibilidade podendo aparecer uma lesão sem que a pessoa perceba e, com isso, desencadeando outras situações delicadas nos pés como infecções, pele ressecada, calosidades, fissuras, entre outras. Por isso o tratamento periódico com um profissional técnico especializado em podologia é de grande importância… “A prevenção é o melhor caminho”

Podologia esportiva
Os clientes esportistas podem ter seus pés acometidos de alterações provocadas pelo esporte como calosidades sobre a pele, descolamento de unhas ou até sua perda, lesões, etc. É de total importância o atendimento profissional podológico para que o cliente mantenha suas atividades e compromissos com qualidade e saúde nos pés.

Massagem relxante
Ativa a circulação, relaxa a musculatura facilitando a eliminação de líquidos e toxinas, e é eficaz na redução de edema promovendo relaxamento.
Órtese para correção de unhas encravadas -Onicoórtese
Onicoórtese é o nome científico utilizado para o tratamento de correção do aparelho ungueal. ‘Onico’ é o termo usado para se referir as unhas e ‘Órtese’ é a ação de tornar reto, endireitar.
As onicoórteses são dispositivos fixados na unha, que apresentam eficientes resultados. Suas finalidades são de conservação, estabilização, correção ou substituição. São considerados acessórios paliativos no processo de cicatrização, por facilitar ou aliviar a hiperpressão local.
Há vários tipos de onicoórteses. Independente do material aplicado, todas seguem o mesmo princípio, atuam na anatomia do corpo da unha e são indolores.

Prevenção e tratamento de alterações dermatológicas
– Onicomicoses- pode ser feita a remoção parcial (limpeza) das unhas acometidas de micoses;
– Verrugas plantares com aplicação de anti-septico;
– Aplicação de resina acrílica na ausência total ou parcial das unhas;
– Analgesia não invasiva para alívio da dor

Os procedimentos feitos durante o tratamento são eficientes para lidar com o aparecimento e o tratamento de complicações como: micose (tanto debaixo da unha, quanto entre os dedos), unha encravada, calo, calosidade e verrugas plantares. Todas são lesões superficiais que podem aparecer nos pés.
Todos os problemas citados aparecem por razões específicas que, de uma ou outra forma, estão ligadas ao fato dos pés passarem o dia todo fechados, dentro de sapatos, num ambiente quente e úmido. Por isso, além do tratamento, é necessário que se tome o cuidado de usar calçados sempre confortáveis e do tamanho correto, assim como, prestar muita atenção na lavagem e secagem dos pés, para não colocar meias com os pés ainda úmidos.
As sessões de podologia devem ser encaradas como prevenção, e, para tanto, é recomendado que a periodicidade seja em torno de uma vez por mês, especialmente no verão, já que é o período em que os pés ficam mais inchados.
Portanto, é interessante encarar a podologia como uma aliada na saúde e bem estar dos seus pés.